sexta-feira, 17 de outubro de 2008

AVIFAUNA2

Como se estivesse deslizando sobre a areia, a BATUÍRA-DE-COLEIRA corre entre o espraiar das ondas, aproveitando o recuo destas para apanhar pequenos tatuís. É esperta o suficiente para nunca ser apanhada pela próxima onda. Esta espécie de batuíra é a única encontrada no Brasil que não migra. Ocorre nas praias desertas, como a de Massambaba, território da Reserva Ecológica de Jacarepiá.
O sanhaço-cinzento é uma ave da família dos Emberizidae. É famoso por realizar acrobacias quando na disputa por frutas com outros pássaros. Tem um canto longo, entrecortado pelo som de notas altas e baixas.

O beija-flor-besourinho é a menor ave encontrada até hoje na restinga, área da Reserva Ecológica de Jacarepiá, em Saquarema, região dos lagos fluminense. Mede aproximadamente 35 mm e pesa menos de 3 g. Seu tamanho, entretanto, não o amedronta diante de outras aves maiores. Visto que o besourinho avança com valentia, até mesmo contra gaviões que se aproximem do seu ninho. Existem cerca de 330 espécies de beija flores espalhadas pelos três continentes americanos. O Brasil, embora não seja o país que detenha a maior concentração de beija-flores do mundo, possui mais de 150 espécies.


O anu-branco é um pássaro do gênero Crotophaga, da família dos Cuculidae, que ocorre em praticamente todo o Brasil. Uma de suas características é o vôo baixo, um pouco desajeitado, dando a impressão de estar carregando algum peso extra ou soltando as penas. Normalmente anda em bandos de 8 a 15 indivíduos. Vive saltando de árvore em árvore, predando ninhos de outros pássaros, devorando lagartas e pequenos répteis que são alcançados tanto nas árvores como no solo. Tem um canto inconfundível que logo anuncia a sua presença.



Nenhum comentário: