sexta-feira, 17 de outubro de 2008

AVIFAUNA

SAÍRA SAPUCAIA (Tangara peruviana), é uma espécie endêmica ao litoral de Massambaba, onde se encontra a Reserva Ecológica de Jacarepiá, área entre os municípios de Saquarema e Arraial do Cabo. Devido a crescente ameaça desse seu habitat natural da restinga, a saíra sapucaia está na lista de extinção, tendo o número de indivíduos reduzido a cada verão mediante o aumento dos empreendimentos imobiliários que destroem a vegetação e aterram brejos e lagoas.
A despeito de mais de 90% das aves existentes no mundo já haverem sido descritas pela Ciência, muitas espécies desapareceram para reaparecer dezenas de anos mais tarde, intrigando os pesquisadores. É o caso do papa formiga, um pássaro da família dos formicívuras, que vem despertando muita curiosidade entre ambientalistas observadores de aves. O papa-formiga-do-litoral tem seu habitat nas matas da baixada litorânea. Sendo endêmico as matas restinga de Massambaba, região dos lagos fluminense, mas propriamente na área da Reserva Ecológica de Jacarepiá, localizada em Saquarema.

O gavião quiri-quiri é uma ave de porte médio pertencente a família dos falconídeos, sendo considerado um dos mais eficientes predadores alados da praia. Suas potentes garras e incrível habilidade de vôo o leva a apanhar as presas em rasante, estrangulando-as ainda no ar. Possui uma acuidade visual oito vezes superior à humana, controlando todos os movimentos no solo arenoso e ao redor do seu ponto no galho mais alto do arbusto da restinga.


Nenhum comentário: