sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Agricultura Orgânica! Aonde?

Em todos os meios de comunicação especializada em agricultura ou não, vemos reportagens ressaltando todas as qualidades dos alimentos orgânicos, como sendo a solução para uma agricultura ecologicamente correta.

Também vemos que tirando algumas exceções, o sistema de distribuição e processamento dos alimentos orgânicos, continua o mesmo, sendo centralizado por grandes grupos de varegistas e por grandes industrias de processamentos de alimentos, que perceberam o crescimento pela busca de uma alimentação saudável da população, atuando nesse segmento. Já podemos encontrar no mercados vários produtos como: Café, iogurte,bolos,pães,sabonetes,cremes, uma infinidade de produtos que foram lançados por grandes marcas. Talves, vocês devem está se perguntando o que há de errado nisso?
Tirando que o alimento orgânico é o único saudável, TUDO!

Defendemos uma agricultura ecológica, mas não centralizadora, onde os laços entre o agricultor e os consumidores sejam mais extreitos ao ponto do consumidor saiba de onde vem seu alimento e não por uma etiqueta informativa. Uma agricultura apoiada pela comunidade, onde o processamento de seus produtos sejam processados pelos próprios produtores, agregando valor ao seu produto e aí sim recebendo o que é justo pelo seu trabalho.

Os mais apressados vão dizer que no sistema vigente o produtor orgânico recebe mais pelo seu produto do que o produtor tradicional. Sim isso é uma verdade, mas alguém tem dúvidas que a única maneira para que tenhamos a tal sonhada sociedade sustentável a nossa agricultura deve ser orgânica? Acho que não!

A verdade é que no sistema orgânico vigente, quando aumentarem a quantidade de produtores e com isso a oferta de produtos, e isso vem acontecendo ano após ano, ao ponto que logo a oferta vai superar a procura, os preços cairam ao ponto de igualar com os preços oferecidos aos produtores não orgânicos. Com isso voltariamos a estaca zero, e os únicos que se beneficiarão são as grandes marcas que se apropiaram também dessa fatia do mercado.

Por esses motivos, defendemos a Agroecologia, que se baseia em produzir alimentos orgânicos, mas o próprio produtor processe e distribua seu produto à comunidade ao redor da propriedade em que vive, onde os laços entre o produtor e os consumidores se extreitem e que a comunidade se beneficie com alimentos mais frescos e saudáveis, onde não foi preciso poluir o meio ambiente com o transporte do produto e com isso havendo a tal chamada economia comunitária.

Você deve achar que isso é uma utopia que seria impossível realizar!

Devo informar que em países como USA, FRANÇA, AUSTRÁLIA E ITÁLIA já utilizam desse sistema com muito sucesso.

Nenhum comentário: